Escola Embaixora do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu decidiu lançar o programa educativo “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” com o objetivo de facultar, aos alunos do ensino secundário regular e profissional, conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia.

Trata-se de um programa transfronteiriço que é impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros.

O sucesso desta ambiciosa iniciativa depende do envolvimento de professores e alunos que terão a seu cargo a partilha dos conhecimentos adquiridos sobre o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu. Ao fazê-lo, habilitam o estabelecimento de ensino no qual se inserem a receber a distinção ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’ e, subsequentemente, os alunos e professores mais diligentes poderão ser convidados a participar numa sessão Euroscola (http://euroscola.adagio4.eu/euroscola/en/home.HTML) e em seminários em Bruxelas ou Estrasburgo.

Caberá ao Gabinete de Informação do Parlamento Europeu proporcionar, nas suas instalações, duas sessões de formação aos professores envolvidos, bem como oferecer aos estabelecimentos de ensino aderentes materiais didáticos, especificamente concebidos para alunos e professores, sobre a União Europeia e o Parlamento Europeu. A duração de execução do programa será de três anos letivos, pretendendo-se envolver vinte estabelecimentos de ensino em cada ano.

Todas as atividades relativas ao projeto, a nível nacional e europeu, poderão ser acompanhadas em https://www.facebook.com/EPAmbassadorSchool